Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Arquivo de SP tem aumento de 30% nos pedidos de certidão de imigração

Publicado por Jose Antonio Abdala
há 8 anos

O Arquivo Público do Estado de São Paulo registrou em 2015 um aumento de 30% nos pedidos de certidões de imigração. Esses documentos são usados, geralmente, por quem precisa provar a nacionalidade dos antepassados para pedir a dupla cidadania.

São milhões de documentos que contam a história de São Paulo. O Arquivo Público é destino de pesquisadores do mundo todo mas, ultimamente, a maioria dos visitantes não vem fazer pesquisa, mas para consultar os documentos de registros de imigrantes que chegaram ao porto de Santos desde 1887.

O objetivo é rastrear os antepassados para conseguir dupla cidadania.

"Não é obrigado a declarar o motivo do pedido, mas geralmente eles declaram que é uma questão de dupla cidadania", afirma o diretor técnico do Arquivo, Aparecido Oliveira da Silva, sobre o aumento da procura em 2015.

"Tem pedidos pra naturalização, regularização de nome ou da situação pra aposentadoria, isso tudo as pessoas pedem também. Mas a gente percebe que o aumento geralmente é pra questão de dupla cidadania", explica Silva.

Há 5 anos, foram 5.135 pedidos de cópias das chamadas "certidões de imigração". Em 2015, foram 7.652. E só nos primeiros 6 meses de 2016 foram 4.091.

Das 30 visitas diárias realizadas ao Arquivo, ao menos 20 são em busca de documentos para tentar a dupla cidadania. A pesquisa pode começar pela internet, vendo se o imigrante foi mesmo registrado em São Paulo. Ou as pessoas podem ir ao Arquivo e mergulhar na papelada para pegar cópias e fazer consultas.

Pesquisa no localMas é necessário algumas precauções. Primeiro, a pessoa tem que usar luvar. O ambiente também é climatizado - fica em torno dos 16ºC para conservar a documentação.

Todos que chegavam de fora do Brasil em São Paulo tinham que ser registrados, por exemplo, no livro de registros da hospedaria dos imigrantes.

A funcionária pública Franklândia Souza esteve no Arquivo depois de muito pesquisar a história da família do marido, descendente de alemães.

"Buscando pelo navio que eles desembarcaram no porto de santos foi possível localizar", disse ela. O trabalho é para conseguir dupla cidadania para o filho, que decidiu deixar o Brasil.

"Ele fala o tempo todo que ele é alemão, que ele tem coisas de alemão, que nem todo alemão é loiro, ele fala bastante. E quer ir pra lá. Quer ir pra lá. Ele não quer ir pra Disney, quer ir pra Alemanha", explica.

O Arquivo Público do Estado fica na rua Voluntários da Pátria, 596, em Santana, Zona Norte de São Paulo, e funciona das 9h às 16h.

  • Publicações459
  • Seguidores228
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações37
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/arquivo-de-sp-tem-aumento-de-30-nos-pedidos-de-certidao-de-imigracao/375839929

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)