Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

PF faz ação para combater desvio de recurso em confederações esportivas

Publicado por Jose Antonio Abdala
há 8 anos

A Polícia Federal realiza, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação para desarticular uma quadrilha responsável por fraudes em licitações e desvios de recursos públicos concedidos pelo Ministério do Esporte, por meio de convênios, a diversas confederações esportivas. Na ação desta manhã, o dono da SB Marketing, Sérgio Borges, foi preso preventivamente. E por causa das investigações, o presidente da Confederação Brasileira de Taekwondo, Carlos Fernandes, já foi afastado.

A ação, batizada como Nemeus, é feita em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria Geral da União a Operação Nemeus. Segundo o delegado Tácio Muzzi, titular da Delegacia de Repressão à Corrupção e Crimes Financeiros (Delecor) e responsável pelas investigações, o dinheiro desviado do Ministério do Esporte era destinado à preparação de atletas com potencial olímpico.

As investigações não encontraram o envolvimento de servidores públicos na fraude até o momento. Os policiais cumprem 16 mandados judiciais nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Manaus e Caxias do Sul, em escritórios e residências de pessoas suspeitas de integrarem a quadrilha.

A operação teve como foco os convênios nos quais a empresa SB Marketing, empresa que oferecia os serviços, com sede no Rio de Janeiro, ganhou a assessoria de várias confederações. A investigação sobre o esquema de fraude durou três anos e abrangeu mais de um inquérito policial.

"Os dois convênios investigados nessa fase da operação envolviam R$ 3 milhões. Mas essa empresa ganhou esse serviço de assessoria em pelo menos 14 contratos. O total dos convenios é de R$ 26 milhões, não necessariamente provindos de fraudes", afirmou o delegado Tácio.

A PF investiga se houve fraude nas licitações e preços de serviços oferecidos acima do mercado, além de irregularidades na execução dos contratos. Notas fiscais frias encontradas durante a investigação podem indicar casos de corrupção. "Nos procedimentos licitatórios há empresas concorrendo com elas que, quando chamamos os donos, eles negaram que tiveram participado", explicou o delegado.

"De acordo com as investigações, na própria prestação dos convenios, a empresa também emitia notas fiscais frias para justificar serviços que não foram prestados", declarou o delegado, ressaltando que a SB Marketing auxiliaria na execução de novas fraudes.

Os envolvidos no caso podem responder por formação de quadrilha, peculato, fraude à licitação e falsificação de documentos. O nome da operação, Nemeus, é em alusão aos Jogos Nemeus, disputados na Grécia antiga e dedicados a Zeus.

Na cidade do Rio, estão sendo cumpridos oito mandados de busca e apreensão, 4 conduções coercitivas, um mandado de prisão preventiva e uma notificação judicial de afastamento do presidente da Confederação de Taekwondo por ligação de empresas ligadas às fraudes. Diligências também estão sendo realizadas nas confederações brasileiras de Tiro Esportivo e de Taekwondo, além de buscas em empresas ligadas às fraudes.

  • Publicações459
  • Seguidores228
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações105
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-faz-acao-para-combater-desvio-de-recurso-em-confederacoes-esportivas/376774667

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)