Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Ministro da Agricultura teme novos bloqueios após EUA suspenderem compra de carne brasileira

Publicado por Jose Antonio Abdala
há 7 anos

O ministro Blairo Maggi (PP) disse nesta sexta-feira (23), em Cuiabá, que outros países também podem decidir suspender a compra da carne bovina fresca brasileira, após os Estados Unidos terem anunciado a medida, que é temporária. O Brasil havia conseguido autorização para exportar esse produtos aos americanos em julho do ano passado, depois de 17 anos de negociações.

Segundo Maggi, a decisão dos EUA se baseia em questões relacionadas ao preparo e limpeza da carne, mas também pode ter sido provocada por pressão dos produtores daquele país.

O ministro falou que pretende antecipar para semana que vem uma reunião com o Departamento de Agricultura americano que estava marcada para o dia 13 de julho, a fim de tentar resolver o impasse e minimizar os prejuízos financeiros.

Segundo o Ministério da Agricultura, ainda não há definição sobre a antecipação da viagem.

"Os Estados Unidos são guias para muitos países, especialmente os pequenos da América Central. O Brasil pode perder muito se essa situação não conseguir ser resolvida rapidamente", disse Maggi.

Segundo Maggi, a decisão dos EUA se baseia no aparecimento de abcessos na carne, que são formações inflamatórias. "Isso é proveniente da vacinação contra a febre aftosa no Brasil, cuja aplicação pode provocar isso se não for feita no local correto. O problema vai ser resolvido nos frigoríficos, com a limpeza das carnes antes da exportação".

O ministro afirmou ainda que a suspensão da exportação pode ter sido provocada por pressão dos produtores dos Estados Unidos, a fim de não perderem mercado, e como reflexos da operação Carne Fraca, da Polícia Federal, e da presença da JBS em solo americano.

"Estamos sendo penalizados pela desconfiança gerada no Brasil. Se não há confiança aqui, imagine para os importadores?", questionou.


Atualmente há uma carga estimada entre 10 e 15 mil toneladas de carne em trânsito para os Estados Unidos, por meio de navios, que poderá ser barrada. Isso provocaria prejuízo estimado de US$ 90 milhões. "Se não resolvermos a situação, essa carne deverá voltar", disse o ministro.


Site e Blogger jurídico com conteúdo voltado exclusivamente para Advogados, estudantes que buscam encontrar o caminho do sucesso em sua atividade profissional.

Site:http://nasserabdalajuridico.site123.me/

Blogger:https://nasserabdala.blogspot.com.br/

Twitter:https://twitter.com/Nasserabdalajur

Linkedin:https://www.linkedin.com/in/nasser-abdala-a15563127/

Google Jurídico:https://plus.google.com/u/0/106023067011967611887

Instagram:https://www.instagram.com/nasserabdala94/

Facebook:https://www.facebook.com/Nasser.G.Abdala/


http://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-9/html/container.html

  • Publicações459
  • Seguidores228
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações19
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-da-agricultura-teme-novos-bloqueios-apos-eua-suspenderem-compra-de-carne-brasileira/471222020

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)